Deixem o Airbnb em Paz. Por Bayard Boiteux
- Turismo News
- 16 de abr.
- 2 min de leitura

O Airbnb e sua relevância no mercado de Turismo.As caracteristicas do segmento e sua visão geral.A importância de se estudar uma possível regulamentação com os anfitriões.A Necessidade de criar uma associação dos anfitriões.
Hoje,quero conversar com você sobre o Airbnb...
O Airbnb veio para ficar.É uma forma de hospedagem que é acionada por uma plataforma que oferece inúmeras opções de quartos dentro de residências ou aluguel de apartamentos ou casas..São mais de 500 mil anuncios,em aproximadamente 35 mil cidades em 192 países.Foi fundado em agosto de 2008 ,nos EUA e desde então se apresenta como mais uma possibilidade de alojamento em viagens ,eventos corporativos e negócios.
O crescimento do motor de reservas,que tem regras pre-estabelecidas e cobra uma taxa por intermediar a relação passageiro e proprietário é hoje um instrumento importante nos deslocamentos no Brasil e no exterior..Há aqueles que optam por desejar usufruir de uma experiência cultural,vivendo na casa de uma família local,com a possibilidade de interagir e conhecer melhor a cultura local ou simplesmente alugar um apartamento para suas férias.
Agora,é preciso entender que existe espaço para todas as modalidades de hospedagem existentes desde hoteis,a albergues ou aluguéis de apartamentos para temporada.A sobrevivência de cada segmento está na forma como as empresas trabalham a sua promoção e sobretudo trabalham seus diferenciais.
Devo confessar que uma possível regulamentação do setor pode ter um lado positivo mas não pode nascer de forma unilateral e até com apoio de condominios que baniram a hospedagem mas o ideal é que sejam consultados os que hoje se dedicam a tal atividade e que possam contribuir com suas visões e vivências.
Fico muito preocupado com algumas vozes ,às vezes isoladas que tem aparecido contra o airbnb.Em alguns casos,ele teminclusive complementado a oferta formal existente nas cidades.Parece aquela briga primária entre os taxis e o uber que hoje já está resolvida.
Criar dentro do Cadastur,um prestador de serviço Airbnb pode ser um caminho a ser pensado assim como a criação de uma Associação dos anfitriões de airbnb,para melhor se posicionar no mercado e aumentar o poder institucional de luta. .
